O Compliance é a conformidade obtida entre as normas, leis e boas práticas com a atuação das
corporações / empresas que as executam.
Assim, o programa de Compliance e Integridade da EBF é justamente o procedimento para mitigar os
riscos decorrentes do cometimento de condutas pessoais ou organizacionais consideradas ilícitas
ou incoerentes com os princípios éticos, com a missão, visão ou objetivo da empresa.
A EBF implementou o programa de Compliance, com a finalidade de poder garantir que sua atuação
apenas ocorra dentro da lei e dos princípios éticos.
Com isso, buscou padronizar a conduta de TODOS os seus colaboradores e reformular procedimentos
e políticas, como forma de tratar e prevenir riscos à integridade, presentes em sua operação.
No presente documento, voltado ao colaborador, encontram-se as principais normas legais e
internas adotadas pela empresa, além dos principais temas abordados pelo programa, funcionando
para o leitor como um verdadeiro manual acerca da conduta ética que deve proceder em sua atuação
profissional.
A EBF é comprometida em atuar de modo ético, com integridade e transparência, de acordo com a
legislação aplicável e com a sua política de conformidade.
Para que isso aconteça em todas as suas formas de negócio, é fundamental que os terceiros que se
relacionem com a empresa, sejam distribuidores, clientes, fornecedores, despachantes,
intermediários, consultoras, contratados, prestadores de serviços, enfim, quaisquer parceiros,
também estejam comprometidos com o mesmo compromisso de práticas empresariais éticas.
Enviada a denúncia, esta será recebida por empresa com total autonomia e independência investigativa, a SANTIAGO COMPLIANCE.
Após o recebimento da denúncia a área de compliance, formada pelo compliance officer e pelo coordenador de compliance, fará um parecer analisando se a denúncia é passivel de sindicância interna ou se deverá ser arquivada.
O relatório feito pela área de compliance deve ser fundamentado e direcionado ao setor responsável indicando o motivo que levou a sugestão de investigaão interna ou arquivamento da denúncia
Caso seja necessária a apuração das atividades denunciadas, a investigação deverá ser feito pelo setor responsável, com o acompanhamento da movimentação pelo compliance officer.
Ao final, deverá ser enviado ao compliance officer um relatório informando os fatos apurados.
Após o recebimento da conclusão da sindicância, o compliance officer irá analisar o que foi apurado e direcionar seu relatório final ao comité de ética da empresa, sugerindo a medida cabível para o ato apurado na investigação interna.
Por fim, o comitê de ética da empresa dará sua resposta final, decidindo entre:
1 - Arquivamento da denúncia e possíveis consequências legais.
2 - Advertência para se fazer cessar o ato imediatamente e possíveis consequências legais.
3 - Punição do ato e possíveis consequências legais.
A EBF é uma empresa com mais de três décadas de experiência no mercado, especializada em manutenção de áreas verdes, poda de árvores e manutenção predial. Nossa missão é fornecer serviços de alta qualidade, garantindo a satisfação de nossos clientes e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Atuamos com uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos com a excelência em cada projeto.
Principal canal de comunicação entre empresas e consumidores, pelo qual clientes costumam entrar em contato para tirar dúvidas, fazer consultas, encaminhar casos, registrar insatisfações...
Recebe e trata as reclamações de clientes que não foram solucionadas pelo atendimento habitual ou pelos canais de atendimento competentes (SAC, por exemplo). Por meio das ouvidorias, o cliente pode também propor sugestões ou registrar elogios.
Algumas empresas apresentam um setor responsável pela comunicação interna, desempenhando papel na integração dos colaboradores, recebendo suas sugestões, reclamações e alertas, acerca do ambiente de trabalho.
Deve-se ter em mente que o canal de denúncias, relacionado ao programa de Integridade, deve ser usado
apenas em casos de condutas ilícitas ou imorais.
Caso a exista alguma reclamação, sugestão ou necessidade de alertar sobre algo ao ambiente de
trabalho, deve-se procurar os canais da empresa como SAC ou ouvidoria.
Vamos juntos criar um ambiente cada vez mais ético e justo dentro da
nossa empresa!!
Recebe comunicações a respeito de possíveis situações de desvio de conduta e cometimento de atos ilícitos/imorais por parte de colaboradores ou terceiros.
Recebem, via de regra, relatos de possíveis irregularidades previstas na política de conduta ética da empresa de modo a prevenir e combater fraudes e corrupção.
Funciona de forma independente da empresa, com garantia de sigilo e confidencialidade.